terça-feira, 26 de julho de 2011

Naquele tempo...

19 anos atrás
  foi quando estive pela primeira vez na cidade de Cruz Alta, por ocasião da
Edicão da Coxilha Piá, que aconteceu junto a 12ª edição da Coxilha Nativista.

Foi justamente neste tempo que fui apresentada pela minha família e pelos amigos músicos (na época Antônio Gringo e os Quatro Ventos) ao universo dos festivais nativistas...

Estes momentos estão gravados na minha memória e no meu coração! 
A Coxilha Piá acontecia no Parque de exposições da cidade e apenas os 4 intérpretes que ficassem melhor classificados é que iam para o palco principal da Coxilha Nativista, no Domingo, para a grande final (no ginásio, no centro da cidade).

E na primeira vez que fui ao festival, além de classificar e cantar no mesmo palco onde cantavam os grandes ídolos da música gaúcha, fui premiada como segundo lugar, com a canção Manhãs...


Na tarde que antecedia a final do festival, recebi um convite... por indicação do Sr. Amauri Dalla Porta, fui convidada por ele e pela Maria Luiza Benitez para cantar um trechinho de "Açude" durante o show que ela faria naquela noite... 
Vocês coseguem ter noção do susto?

Eu só conhecia a música Açude (do Luiz Guilherme do Prado Veppo e do Mário Barros) na voz da Maria Luíza, e naquela noite, além de conhecê-la pessoalmente, ia cantar com ela!!!

Só eu sei o quanto minha perna tremia embaixo daquelas saias de armação...

Todo aquele final de semana, meus pensamentos viajavam entre nervosismo e sonhos... 
entre compromisso e descobertas! 

Tinha até torcida organizada de Faxinal, com músicas ensaidas gritando meu nome... me emociono muito quando revejo os vídeos que temos gravados... lá estavam minha Avó Maria, o Mano, a Sil, o Dine... Um ônibus de professores da escola, vizinhança, coleguinhas, pessoal do CTG, amigos, familiares...  uma verdadeira festa que aumentava ainda mais meu compromisso de fazer bonito!

Graças ao incentivo da minha família, é que pude conhecer este universo!

Por isso até hoje acho muito importante que se tenha espaço pra gurizada se experimentar nos palcos...
e fico muito feliz em ver as famílias apoiando esta iniciativa da criançada que gosta da nossa música.

Muitos dos cantores e cantoras que hoje tem seu espaço na música gaúcha, começaram 
nas Coxilhas Piás, Gauderiadas Mirins, entre outros festivais que dão essa oportunidade prá piazada!

Depois de julho de 1992, já estive outras vezes na Coxilha Piá, na Coxilha Piá-Taludo, e na Coxilha "dos grandes" como eu chamava quando era criança.

Nesta sexta-feira, estarei no palco da Coxilha a convite do Joca, para uma participação no show dele, no encerramento da noite. O convite para estar de volta a este palco mexeu com minhas emoções e me fez recordar do princípio, lá onde tudo começou... 

Gracias amor,
gracias pai, mãe...
gracias aos amigos da torcida de 1992...
gracias MALU!
gracias tanta gente...

gracias sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário