segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Faxinal do Soturno, sorriso, lar amigo, jardim, paz, canção!



foto: arquivo Juliana Spanevello

Esta é a cidade onde nasci e vivo, cidade da qual me orgulho muito; Faxinal do Soturno, completa hoje, dia 30 de novembro, 51 anos de emancipação político-administrativa.
Em 12 de Fevereiro de 1959, foi sancionada a Lei Estadual 3.711, que desvinculou Faxinal de Cachoeira do Sul.


foto: Manolo Zanella

O nome "FAXINAL DO SOTURNO"

Com a chegada dos imigrandes italianos, a partir de 1877, iniciou a formação do povoado batizado como Campo do Meio, que mais tarde, em função dos utensílios indígenas achados nas lavouras da região foi denominado Campo dos Bugres.
A denominação Faxinal do Soturno, surgiu mais tarde. "Faxinal" foi originada da vegetação que cobria a região na época da colonização. Já "Soturno" surgiu da elaboração da Carta Geográfica, quando o grupo que levantava a navegabilidade dos afluentes do Rio Jacuí, deparou-se com pantanais ribeirinhos, cobertos de mato cerrado e escuro, dando ao local e ao rio aspectos sombrios e perigosos.



foto: Manolo Zanella


A característica predominante da cidade é a cultura italiana arraigada nas famílias descendentes. A gastronomia herdada dos antepassados, os costumes e a religião, são marcas fortes do povo faxinalense. Faxinal, em meio a montes e vales que recortam rios e arroios, está situada num cenário de rara beleza. O "Cerro Comprido" onde existe hoje  a "Ermida de São Pio", fica a 528 metros de altitude, e proporciona uma visão panorâmica de toda a região.


foto: Manolo Zanella

Minha querida cidade tem vocação para o turismo religioso, demonstrada pela preservação de obras importantes como a Igreja Matriz São Roque, construída em estilo barroco, com pintura interna de Ângelo Lazzarini. No bosque municipal está localizado o Santuário de Nossa Senhora Mãe Rainha Três Vezes Admirável. No Sítio Alto, fica localizada a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que é um templo de fé construído pela natureza.

Cresci e me criei neste ambiente amigo, familiar, de muitos rostos conhecidos, histórias conhecidas, famílias próximas e grandes amizades. Tenho muito orgulho do lugar onde nasci, e acho que por aqui, como diziam os "antigos", enterraram meu umbigo...

Registro meu carinho, e meu amor por minha cidade, através dos trechos do Hino de Faxinal do Soturno, escrito pela professora Aristilda Rechia.

São molduras estes versos do quadro
Que o horizonte da história pintou
A cidade medalha entre as serras
Que a mão do colono criou
Monumento de luta e de vida
Novo sol de esperança brilhou

FAXINAL DO SOTURNO, SORRISO
LAR AMIGO, JARDIM, PAZ, CANÇÃO
VIBRA O SINO NA FÉ DO TEU POVO
CANTA O RIO A HARMONIA DO CHÃO
FOSTE SONHO ÉS LUZ E SEMENTE
TERRA E FLOR, SOMBRA E CÉU, CORAÇÃO

Na distância ficou sua pátria
E sulcando saudades no mar
Audacioso e tenaz imigrante
O Rio Grande escolheu pra morar
Da virtude, da união e da força
Frutos mil fez a terra gerar

Pelos montes e vales plantando
Consciencia, energia e vigor
Fez crescer o progresso que é fonte
De alegria trabalho e amor
Na raíz italiana seu berço
Perpetuou raça, orgulho e valor

Meu carinho a todos que formam a comunidade de Faxinal, e a todos aqueles que batalham pelo crescimento e desenvolvimento desta terra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário