quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Uma reflexão para este final de ano!




Minha mensagem aos meus amigos é longa... porém verdadeira em cada linha!




Tentei reunir algumas coisas que li e ouvi poraí ... especialmente algumas coisas que registrei do discurso do meu professor da faculdade na minha formatura.



Meu carinho e gratidão a todos que de alguma forma fazem parte da minha vida!



“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente”. (Carlos Drummond de Andrade)



Desejo de coração que o milagre da renovação aconteça todos os dias com muita força em nossas vidas...



Que estejamos atentos aos que estão a nossa volta, aos que nos tem amor, aos nossos amigos... porque infelizmente, quando deixamos de ser crianças, descobrimos que os adultos tinham razão sobre a falta de tempo; descobrimos também que a conquista da individualidade significa, necessariamente, descuidar ao menos um pouco de nossos amigos e familiares. Prometam cuidar para que isto não ocorra demasiadas vezes. “Um dia” pode ser tarde demais. E não vai adiantar olhar pra trás e ver o que podia ter sido feito.







Lembro agora de cada rosto e cada sorriso de todos os meus amigos... Lembro do quanto cada um foi importante, da sua maneira. Alguns pela palavra amiga, outros pelo amor, pela compreensão, pela cumplicidade, pela diversão, pelo trabalho, pela doação, pela amizade, pelo silêncio, pela parceria, pelo sorriso, pelo puxão de orelha... cada um de seu jeito. A vida é feita de pessoas e momentos!



E quero muito que Deus ilumine nossos caminhos para ...



... que tenhamos a consciência de que não há a menor chance de um indivíduo ser feliz, se não houver uma grande dose de paixão naquilo que ele faz. Aliás, acredito no amor e no trabalho, como as únicas formas capazes de conduzir o homem à perspectiva de felicidade.



...que tenhamos o cuidado e a cautela necessários, porque precisamos admitir, que o homem comum, na luta pela sobrevivência, não é o animal mais digno que se pode encontrar.



...que tenhamos bom senso, para dar aos mais humildes e desprovidos, a oportunidade de revelar seus corações grandes e generosos, porque ele geralmente sobrevive intacto ao cinismo e a dissimulação que caracterizam o homem chamado civilizado.



...que sejamos sempre otimistas, ou que, urgentemente consigamos aprender a sê-lo, especialmente na solução de problemas, pois não há nada mais desesperador que um pessimista na resolução de uma dificuldade (o que de certa forma pode traduzir incompetência). Ah!!! E quando cruzarem com esse tipo de pessoas, procurem convencê-las de que precisam de ajuda.



Existe uma história, de que o poeta Rainier Maria Heel, já bem velhinho, todas as tardes circundava o quarteirão acompanhado de sua secretária e, sistematicamente, jogava uma moeda para uma mendiga que esmolava na esquina. Um dia, tendo ganho um buquê de rosas e não dispondo de uma moeda, arriscou-se em jogar-lhe uma rosa. A mendiga, perplexa, apanhou a flor, carregou suas coisas e desapareceu. Nos três dias que se seguiram, o poeta procurou pela mendiga, mas essa procura foi em vão. No quarto dia, lá estava ela, na mesma esquina, lamuriante. A secretária perguntou ao poeta: Do que ela teria vivido nesses últimos três dias? E o poeta respondeu: Do significado da rosa.



Essa história, que é um hino de sensibilidade, digno de um grande poeta, se repete todos os dias na vida dos pobres e humildes que transitam muitas vezes próximos a nós, próximos ao nosso dia-a dia. Essas pessoas, são mendigos da esperança. Convivendo com a ausência de futuro, muitos deles precisam, para continuarem vivos, apenas de alguém que seja capaz de compreender o significado de uma rosa.



... que saibamos admirar a beleza. Mas principalmente, que consigamos curtir as pessoas que cativam sem serem bonitas, porque elas possuem a única forma de encanto que não envelhece.
... que possamos admirar as pessoas que acampam em lugares ermos e caminham em praias desertas, e parecem genuinamente felizes.



... que saibamos respeitar, no entanto, as almas inquietas que descobriram que a felicidade não significa, obrigatoriamente, estar em paz, mas antes, um ponto de equilíbrio num máximo de tensão. Procuremos entendê-los, e tenhamos a sabedoria de não tentar modificá-los.



... que tenhamos pena e saibamos perdoar as pessoas que não suportam o sucesso dos outros, porque elas são cansativas, e se martirizam, e gastam na inveja toda a energia que poderia torná-las mais interessantes.



...que possamos descobrir antes de demasiados velhos, que só nos tornamos verdadeiramente maduros quando conseguimos festejar as conquistas alheias.



... que não sejamos exageradamente duros com os omissos, os irresponsáveis. Eles já estão suficientemente punidos, porque sabem exatamente aquilo que são, e tem alguma idéia do que poderiam ter sido.



... que sejamos complacentes com as pessoas que aceitaram muitos favores e ostentam um sorriso pela metade, porque elas tem a alma triste, e descobriram que só as pessoas independentes podem ser completamente sinceras.



... que tenhamos pena dos que não dizem o que pensam por medo do futuro, e que possamos acreditar que a coragem é a mais importante das virtudes humanas e que sem ela, seremos, no máximo, quase felizes, porque nunca arriscamos nada.



... que possamos valorizar a alegria e o riso, para perceber que nem todas as pessoas inteligentes têm senso de humor, mas que todas as que tem senso de humor são inteligentes.



... que saibamos evitar os que não riem nunca, e os que riem sempre, pois eles são modelos de rigidez afetiva. Procuremos manter distância das pessoas rígidas, porque elas não acrescentam nada e parecem meio mortas, e é provável que estejam completamente.



... que consigamos amar com força e todos os dias, e consolar as pessoas que nunca se apaixonam. Que não sejamos capazes de simular afeto, nem fazer demasiadas concessões, e não desistamos da felicidade, pois assim, poderemos descobrir antes de envelhecer, que lutar permanentemente por ela, é o único jeito de mantê-la por perto.



... Ahhhh.... e se em algum momento o desânimo bater, não esmoreçam, e lembrem como estímulo, de que estou aqui, escrevendo tudo isto, propondo a vocês que iniciemos 2010 convencidos de que é possível ser feliz.



Tudo isto, é o que desejo para cada um de nós neste ano novo que está chegando... além é claro, das realizações e sonhos que cada um tem. Um beijo bem grande e minha gratidão pelos momentos em que convivemos neste ano.



Um Natal e um 2010 iluminado!



Juliana Spanevello



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário