sexta-feira, 1 de julho de 2011

Um projeto de valor!


Esta semana, na minha passagem por Pelotas, fui convidada pelo pessoal da Escola Alfredo Simon a participar de um projeto valoroso e interessante que gostaria muito que vocês conhecessem!!!

Trata-se de um trabalho que visa difundir a obra de JOÃO SIMÕES LOPES NETO, escritor de expressiva contribuição intelectual ao regionalismo sul-riograndense por sua incomparável fidelidade aos costumes crioulos, bem como pelo linguajar típico gaúcho empregado em suas obras, além da forma envolvente como escrevia e pealava o leitor para o universo do gaúcho.

Abaixo, deixo o texto do próprio pessoal envolvido no projeto, que explica um pouco do material que está sendo produzido pela escola!

Que linda iniciativa!!! Parabéns, e contem conosco!
Gracias pelo convite!



Joca Martins, Negrinho Martins e Juliana Spanevello no Alfredo Simon



Desde março de 2010 um grupo de aproximadamente 16 alunos começou a reunir-se no Colégio Simon, empenhados e incentivados pela professora Elisângela Maas começaram a pesquisar sobre a vida e obra do escritor pelotense João Simões Lopes Neto, com o objetivo de produzir um documentário sobre o autor, pois é de grande importância valorizar os talentos vindos da nossa terra, já que por muito tempo estes não receberam o merecido destaque.

A primeira etapa do projeto, que durou todo ano letivo de 2010, consistiu em reuniões para estudo da vida do autor, além de leitura e análise de suas obras. Durante este período o grupo conheceu algumas pessoas envolvidas profundamente com a obra de Simões, como Mário Mattos, que recebeu alguns integrantes do projeto em sua residência, Luís Borges, que realizou diversas visitas ao colégio para conversar com os alunos, Eduardo Arriada que participou de uma das reuniões, João Luís Pereira Ourique, conhecido em uma das visitas do grupo ao Instituto Simões Lopes Neto, Ramão Costa, dono de um grande acervo sobre o autor.
O contato com todas essas pessoas já envolvidas com este estudo motivou os alunos ainda mais, além de trazer mais conhecimento e abrir novas portas e caminhos para que o documentário pudesse se realizar.

No ano de 2011, com o grupo contando então com 12 alunos, o Projeto Documentário entra em uma nova fase. Terminando a parte de pesquisas e estudos, os alunos partem para um período de visitações e começa então a busca para montar uma agenda de encontros e entrevistas.


Começam então as gravações das reuniões, de conversas, debates e também fica registrada uma visita à Estância da Graça, antes Charqueada da Graça, local ontem Simões viveu até seus 11 anos de idade e a qual pertencia ao Visconde da Graça, avô do autor. As entrevistas e falas de personalidades estudiosas que se interessaram pelo projeto ainda estão para ser gravadas.


Na quinta feira, 30 de junho, o colégio recebeu pela manhã a visita dos cantores Joca Martins e Negrinho Martins, os quais falaram muito emocionados sobre a peculiaridade das obras e sobre a emoção passada pelo autor, cantaram para um grupo de alunos e gravaram um trecho de um conto para o documentário, além de incentivarem a iniciativa da instituição.


Ainda, a cantora Juliana Spanevello participou da gravação do documentário fazendo uma leitura do conto Trezentas Onças, onde esta parou alguns momentos a narração devido a sua emoção diante de uma obra extremamente atual, sensível e valorosa.


Segundo Laura Schmidt, este projeto trouxe muito conhecimento, é muito interessante poder analisar a obra de Simões de diferentes perspectivas e tendo o contato direto com estes estudiosos e apreciadores da obra.


Dênis Tessmann, “só posso dizer que para nós é uma honra receber pessoas conhecidas e respeitadas intelectualmente e artisticamente e estas apreciarem nosso trabalho.”

3 comentários:

  1. Juliana, obrigada pelo apoio ao Projeto e também pelo espaço no teu blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Juliana! Agradeço o apoio.

    Magdalena Voigt

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana, sou aluna do Colégio Simon, fico muito feliz que vocês tenham participado conosco.

    Um abraço
    Rhayza Martins

    ResponderExcluir