quarta-feira, 20 de junho de 2012

Eu quero saber... IV


Buenas, amigos!!!

A quarta pergunta da promoção EU QUERO SABER... é da catarinense Gisele Santiago Hampel, de Otacílio Costa.

        (Foto: Vinicius Costa)

Gisa: Qual a preparação para as apresentações em festivais? Como controlar o nervosismo nas apresentações?

Juliana: As participações em festivais decorrem de convites de compositores que costumam compor e participar desses eventos com seus trabalhos. Esse convite algumas vezes acontece quando a música está sendo pensada, concebida, e preparada para ser enviada para a triagem dos festivais; outras vezes, o convite ocorre depois da música já estar gravada e por vezes até quando ela já está classificada na triagem (é que em algumas situações o cantor originalmente convidado não pode estar na data do evento, ou o próprio compositor gravou a música para a triagem e quer que alguém a interprete no festival).
Pra mim, cada uma dessas situações é um pouco diferente. Quando o convite ocorre antes da gravação, ouço a música algumas vezes, para aprender a melodia e dou uma analisada na letra... meu processo de aprendizado acontece de forma natural... dificilmente eu sento e ouço mil vezes até aprender... eu costumo inserir essa atividade naturalmente no meu dia a dia, e vou assimilando sem fazer disso uma tarefa “sob pressão”.
Obviamente que quando gravamos podemos ler a letra, e é nesse processo que acabo decorando, sem me dar conta, quase toda a letra da música... num processo que ocorre sem esforço, naturalmente... (o que é uma baita vantagem e "mata" alguns cantores de inveja, né Joca???). Nestes casos chego nos primeiros ensaios pro festival com a música praticamente pronta... é só juntar a voz ao arranjo instrumental e o resto, fica por conta da emoção!
Eu acho mais difícil quando pego a música depois da triagem... embora eu acabe fazendo o trabalho de aprendizado da mesma forma, a intimidade com a música é um pouco menor do que quando já gravamos antes.
Sobre o nervosismo? Não costumo ficar nervosa nos festivais, via de regra é muito tranquilo (especialmente porque sempre tive a sorte de estar acompanhada por músicos que me dão essa segurança, por sua dedicação e capricho com as composições).
Mas confesso, tenho duas “manias”que são de praxe pra que eu entre no palco tranquila e segura: uma, é que preciso dar uma passadinha inteira na música com os colegas de palco nos bastidores pouco antes de apresentar a composição; isso me ajuda a dar uma “aquecida” e entrar no “espírito” da música; e a outra, é que nos minutos que antecedem a música (uns 5 minutos antes), gosto de ficar quietinha, concentrada, sem conversar, sem dispersar do foco (a música e a apresentação no palco); as vezes passo por mal humorada e “chatonilda” por ficar meio afastada dos burburinhos, meio distante de onde estão conversando... é comum me enxergarem nesse momento virada pra uma parede (??????), esperando a hora de subir no palco...(maledetas manias!! Rsrs Eu juro que não sou nojenta!!!). Acho que contei bastante né?
Beijos gente...  

(Foto: Clarissa Moura)

 (Foto: Clarissa Moura)

E a promoção continua!!!
Envia tua pergunta pra fc.juspanevello@gmail.com. 
Além de ter tua pergunta respondida pela Juliana Spanevello, ainda recebes um brinde em casa!
Lembrando que para participar é necessário que sejas cadastrado no FC Ju Spanevello. Basta enviar teus dados com nome, data de nascimento e endereço completo!

Abraços, 
Fã Clube Ju Spanevello
Ana Cristina, Gisele e Gisiane

2 comentários:

  1. Obrigada, pergunta mais que respondida.
    Fico na espera do brinde, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Que legal Juli!!! Não te incomoda com certos comentário, pois o que mais ocorre é gente falando o que quer se nem ao menos saber qual a razão!!! Te admiro cada dia mais !!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir