segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Onde é mesmo o CIRCO???

Por muitas vezes, embora eu tivesse opinião sobre os assuntos polêmicos que surgem e dizem respeito a cultura gaúcha,  preferi comentar sutilmente nos meios que hoje nos permitem dividir o que pensamos: as redes sociais.

É através delas que as informações nos chegam de todos os lados e a todo momento, praticamente em tempo real, conforme os fatos acontecem.

Mas hoje, senti vontade de aprofundar meu raciocínio e dividir com vocês meu pensamento sobre o que li a respeito do projeto de lei do Deputado Federal, ambientalista e advogado, Sr Ricardo Tripoli, e sobre as manifestações de entidades gaúchas e do povo gaúcho em geral.

Eu jamais poderia me atrever a falar dos rodeios de São Paulo, ou de outros lugares do Brasil... porque não os conheço, e acredito que sejam bem diferentes dos rodeios daqui do RS. Jamais poderia me atrever a falar das vaquejadas no norte do país, pois só vi na TV e superficialmente sei como funcionam... mas não conheço de perto esse universo.

Por sempre ter tido contato com o universo do campo, pelo convívio desde a infância no universo das atividades campeiras dos CTGs, e também pelo meu recente contato mais próximo com o universo do Freio de Ouro (como expectadora, em função do apego do Joca)... o que eu acredito, é que posso falar, e não devo ficar calada diante do que vi e li hoje!
           
"O Deputado Ricardo Tripoli apresentou um projeto de lei em Brasília objetivando a proibição da perseguição de animais durante rodeios em todo o país, o que atingiria a prova do tiro de laço, a mais disputada entre as competições campeiras do estado, e até mesmo as gineteadas e o tradicional Freio de Ouro" .

O que me deixou pasma, foi ler as palavras do próprio Deputado em entrevista concedida a Zero Hora... 


Que me perdoe o Deputado, mas suas próprias palavras demonstram a falta de conhecimento com a nossa realidade cultural; falta de conhecimento quanto a prática da lida no campo no manejo de animais; e especialmente a falta de noção do que são os rodeios do Rio Grande do Sul, como são suas provas, e a realidade dos rodeios hoje que sofrem rígida fiscalização e acompanhamento das entidades competentes quanto aos tratos aos animais.

Reproduzo aqui trechos das palavras do Deputado na entrevista:

Alguns garrotes (bezerros) têm morrido durante o rodeio, porque depois de passar o laço no pescoço do animal o cavaleiro tem de jogá-lo no chão. O animal quebra a cervical, fica sem oxigênio e, às vezes, acaba morrendo. São atividades chamadas recreativas, mas na verdade o animal é maltratado. Coloquei no papel o que as pessoas têm me solicitado: que parem essas agressões”
(...)
“Os rodeios hoje em dia não se dão pura e simplesmente pelo que ocorre no picadeiro. No Rio Grande do Sul tem o leilão de animais, alimentação tradicional daquela região, exposição de veículos. Há uma série de outras atividades que complementam o rodeio”.

A falta de conhecimento de algumas dessas pessoas que tem o poder de legislar é extremamente decepcionante! Frustrante! E causa indignação!

Se o ilustre deputado tivesse se aprofundado no assunto... saberia o quanto essas atividades são presentes no Rio Grande do Sul, e quem sabe, poderia ter tido um cuidado em conhecer melhor sobre o assunto e não achar que “rodeio” se resume ao que ele talvez costume ver debaixo do seu nariz lá no estado de São Paulo.

Aqui no Rio Grande do Sul, essas “provas” nada mais são do que uma reprodução de atividades campeiras, necessárias e extremamente úteis no manejo no campo... que hoje estão além do universo do serviço para se tornar “também” competições...

Laçar, pealar, paletear, buscar no aperfeiçoamento genético a melhor habilidade do animal, além de aprimorar a habilidade de ginetes, laçadores, e treinadores... não são pura e simplesmente "competições" como tenta resumir o ilustre Deputado! São muito mais que isso... são parte de uma realidade que faz com que a “carne” chegue até a mesa de muitos que nunca nem viram de perto um boi, uma vaca... e muito menos sabem como esse animal chega até o seu prato em forma de alimento!

Afora o fato de que hoje essas competições envolvendo essas provas se tornaram “profissionais” e muito populares, movimentando um mercado expressivo... cabe ressaltar que muito além disso, são uma realidade que faz parte da indústria agropecuária que sustenta nosso país!


“A proposta, que antes de ir a plenário, precisa ser aprovada nas comissões de Turismo, Meio Ambiente e de Constituição e Justiça, deixou os praticantes do esporte em alerta. Nas redes sociais, já circulam campanhas contra o projeto. Em jogo, está uma indústria que no Rio Grande do Sul movimenta 1,2 milhão de pessoas, segundo o MTG. São cerca de 38 mil laçadores e 40 rodeios por mês durante a temporada que vai de outubro a maio.”


A propósito, por favor alguém pode me informar se leu nos jornais, ou teve conhecimento de alguma notícia de animais mal tratados nos rodeios do último final de semana? Mas de acidentes no trânsito e de crimes de “maus tratos” contra a vida de seres humanos nossos jornais estão cheios, não estão? E de problemas relacionados ao atendimento a saúde humana então, nem se fala!!!

Será que não está na hora de “fazer mais” com o turbilhão de leis que já existem e parar de inventar moda?

Aproveitando o clima de final de ano em que são escolhidos os grandes prêmios do ano em cada atividade ou categoria... também quero participar: 

Já que estão chamando nossos rodeios de “CIRCO de horrores” e se referindo às pistas como “PICADEIROS” meu voto para o “NARIZ VERMELHO” do ano, vai para...









2 comentários:

  1. #naodeixeolaçomorrer

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana, sou seu fã e de sua música... sobre todas "O Sábio do Mate". Gostaria muito que você fizesse parte do Grupo "O Sábio do Mate" que criei para essa linda letra, que se tornou a minha Prece Diária... peço essa mesma música todas as manhas na Rádio Rio Pardo, na cidade onde moro, Rio Pardo.

    Link para o Grupo:

    https://www.facebook.com/groups/398269403592884/

    Link para o meu perfil no facebook:

    https://www.facebook.com/douglasrabuskeherzog

    Um forte abraço, e parabéns!

    ResponderExcluir